“Toponímia de Díli – Ruas com História”

A toponímia (topos: lugar + onoma: nome) é uma ciência auxiliar da História que se dedica ao estudo da origem e etimologia dos nomes dos locais. É um dos ramos principais da onomástica, ciência que também inclui a antroponímia, ou estudo dos nomes das pessoas.

Este projeto surgiu do encontro de dois fatores: o programa curricular de História A, integrando a toponímia como uma ciência auxiliar da História, e a realidade constatada na cidade de Díli, cuja toponímia e respetiva sinalética se encontram em renovação.

O recente e contínuo crescimento da cidade de Díli constitui um desafio para a organização da sua malha urbanística. Este facto suscitou o enquadramento legal, das entidades governamentais de Timor-Leste designadamente, através da elaboração de uma lista de topónimos para o centro da cidade de Díli, bem com a definição de critérios a que devem obedecer, na sua atribuição ou renomeação, e que orientou, também, a nossa investigação.

A oportunidade era imperdível, pois em cada “esquina” as novas placas de cor verde alertaram os nossos sentidos, aguçaram o nosso interesse por saber mais.

A metodologia deste projeto pode-se resumir nas seguintes etapas: pesquisar mapas e plantas da cidade de Díli; identificar e selecionar os locais, os bairros, as ruas; organizar as saídas de campo e os respetivos grupos de trabalho; efetuar o registo fotográfico e recolher testemunhos orais, através de entrevistas; recolher a informação complementar, através de fontes escritas, obtidas na Biblioteca, na Internet, e finalmente apresentar a exposição fotográfica na Escola Portuguesa de Díli.

Com a colaboração dos nossos professores, com a nossa liberdade criativa e com os telemóveis percorremos a cidade, capturámos registos fotográficos e trocámos conversas com pessoas da comunidade local que nos falaram das ruas da cidade de outrora e das mudanças atuais.

As placas toponímicas, como se pode ver nas fotografias, contêm, além do nome atual, a designação toponímica anterior, o que facilitou a concretização do projeto e permitiu constatar a importância da toponímia para identificar heranças do passado histórico e ajudar a compreender o presente. Também quisemos alertar para a necessidade de preservação do património histórico e cultural.

Ficou a convicção de que é preciso olhar para aquilo que nos rodeia, de forma mais atenta e perspicaz, para re/descobrir a cidade de Díli. Os alunos das turmas 10º B, 11º B, 11º D e 12º B.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s