O concurso literário Ruy Cinatti nasceu a 8 de março foi lançado no passado dia 8 de março, em cerimónia oficial, que contou com as ilustres presenças do embaixador de Portugal, Dr. José Pedo Machado Vieira; do embaixador do Brasil, Dr. Maurício Medeiros de Assis; do representante do Ministro da Educação, Juventude e Desporto, Embaixador Filomeno Aleixo da Cruz; do Chefe de Gabinete do Ministro da Educação, Juventude e Desporto, Dr. Raimundo Neto; do Diretor Geral do BNU, em representação do Conselho de Patronos da EPD; do Cônsul de Portugal em Díli e da Adida de Cooperação da Embaixada de Portugal.
Esta iniciativa da Biblioteca Escolar da Escola Portuguesa de Díli, desenvolvida no âmbito da Semana da Leitura, visa promover a escrita e a expressão literária em Língua Portuguesa, desafiando os alunos do 3º Ciclo e do Ensino Secundário da EPD para a produção de textos inéditos, nas modalidades de texto narrativo ou poético, enquadrados em dois temas, inspirados nas obras do poeta patrono da escola: Nós não somos deste mundo e Timor-Amor.
Os resultados da primeira edição deste concurso são divulgados hoje, dia 5 de maio, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa.
Estava prevista a realização de uma cerimónia oficial, para prestar a devida homenagem aos alunos vencedores. Não sendo possível cumprir este propósito, devido ao contexto de pandemia e de confinamento obrigatório, a Biblioteca Escolar optou pela publicação dos resultados, e dos textos selecionados, na página da escola.
Parabéns aos pequenos grandes escritores que tiveram a coragem de partilhar ideias e sentimentos, pedaços da “alma”, em Língua Portuguesa. Os leitores agradecem.
Leave Your Comment