Na véspera do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, o Presidente da República felicita calorosamente o padre jesuíta João Felgueiras pelo seu centésimo aniversário.
João Vasconcelos Baptista Felgueiras nasceu no dia 9 de junho de 1921 em Caldas das Taipas, concelho de Guimarães, mas vive há mais de 50 anos em Timor Leste. Ao longo do último meio século, o P. João Felgueiras tem sido missionário da defesa da dignidade humana, em particular do povo de Timor Leste, o qual acompanhou, com coragem e entrega, na sua luta pela independência.
Foi por isso, muito justamente, distinguido pelo Presidente Jorge Sampaio, em Díli, em 2002, com o grau de Grande Oficial da Ordem da Liberdade e, em 2016, pelo Presidente da República Democrática de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, com a Medalha de Mérito.
É, também, em reconhecimento de uma vida que representa o espírito ecuménico e humanista de Portugal, que o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa assinala este centésimo aniversário do P. João Felgueiras com um abraço fraternal e grato.
Que é também um reconhecimento, e um abraço fraternal e grato, a todos os Portugueses espalhados pelo mundo.
Leave Your Comment