“Um cientista (…) não é um mero técnico: é também uma criança que confronta os fenómenos naturais que o impressionam como faziam os contos de fadas.”
Marie Curie, Prémio Nobel da Física (1903) e Prémio Nobel da Química (1911)
No âmbito da comemoração do Dia Internacional das Mulheres e das Meninas na Ciência, realizou-se uma palestra, no dia 11 de fevereiro, pelas 10h00, no auditório da EPD, dirigida aos alunos do 3º CEB e do Ensino Secundário.
Instituída pela Assembleia das Nações Unidas, em 2015, relembra o contributo feminino, ativo e persistente, na Ciência e na Educação, contra barreiras e estigmas que, felizmente, se vão desvanecendo, pois “recusar à mulher a igualdade de direitos em virtude do sexo é denegar justiça a metade da população (Bertha Lutz, 1894-1976).
A palestra “Mulheres na Ciência”, integrada no plano de atividades da Biblioteca Escolar, contou com a presença do diretor da CAP, Dr. Acácio de Brito, e com a inestimável participação da professora Alexandrina dos Santos Passos, em representação do SESIM (Sentru Estudu Siénsia Izata no Mataemátika), que explorou a temática da investigação científica, no feminino, em Timor-Leste, e da professora Ana Tavares, do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais da EPD, que partilhou a sua experiência no setor privado, na área da Engenharia do Ambiente. Estava ainda prevista uma intervenção pela professora Ana Mafalda Faria, do mesmo departamento, focada no seu percurso na investigação científica, mas foi adiada por motivo de confinamento obrigatório.
A BE, cujo papel também inclui a divulgação da ciência, vai ainda dinamizar: animação de leitura, dirigida aos alunos dos 1º CEB e 2º CEB, com base no livro “As Cientistas – 52 mulheres intrépidas que mudaram o mundo”, de Rachel Ignotofsky, e projeção de vídeos referentes à disciplina de Matemática – “Matemática? Muito Fááácil!!!”.
Leave Your Comment