Através da prática das danças tradicionais nas aulas de educação física, procura-se de uma certa forma resgatar heranças culturais, promovendo junto dos alunos um conjunto de aprendizagens que estimulam capacidades motoras, artísticas e que podem de certa forma fomentar o sentido de participação e pertença a uma cultura, a uma identidade, a um país.
Assim, foi neste sentido que nasceu o “FolkTais”, um projeto de intercâmbio cultural de danças tradicionais que envolve as turmas do 8.º ano de escolaridade da Escola Portuguesa de Díli – CELP Ruy Cinatty e da Escola Pêro Vaz de Caminha, no Porto, em Portugal.
No âmbito deste projeto, as turmas A e B do 8.º Ano da EPD, gravaram um vídeo onde pretendem dar a conhecer essas danças tradicionais timorenses, que têm vindo a ser trabalhadas, de forma persistente, ao longo destas últimas semanas.
Para que tal atividade fosse possível, não podemos esquecer a incansável colaboração do grupo timorense “Le-Ziaval”, que abrilhantou sobremaneira a apresentação de hoje, ao providenciar todos os instrumentos típicos de Timor-Leste, bem como todo o vestuário utilizado na apresentação.
Parabéns para eles, e para todos os alunos que de forma voluntária participaram nesta atividade!
Leave Your Comment