O Dia Mundial da Língua Portuguesa foi comemorado na Escola Portuguesa de Díli com um conjunto de iniciativas que envolveram vários participantes. Uma dessas iniciativas foi a conferência/debate que decorreu no Auditório 13 de março e que teve como base o tema a 12ª publicação da revista Tempo – a CPLP. Na sua intervenção, que captou a atenção dos nossos alunos, o Embaixador Loro Horta assinalou o papel da CPLP e reforçou a importância da língua portuguesa e de Portugal para Timor-Leste.
Mais tarde, já com a presença da Embaixadora de Portugal em Díli, Dra. Manuela Bairos, houve uma breve sessão de declamação de poemas e foram entregues os prémios alusivos ao concurso “Ruy Cinatti nasceu a 8 de março”, destinado aos alunos do 3º ciclo e do Ensino Secundário. Foi ainda possível ouvir um pequeno excerto do podcast “Especial Dia Mundial da Língua Portuguesa: uma viagem pelo nosso idioma”, com a participação dos alunos Philippe Sam e Maria Lúcia Guterres, bem como a participação da EPD na iniciativa promovida pelo Plano Nacional da Artes, com o poema “As mãos” de Manuel Alegre.
A Escola Portuguesa de Díli participou também numa iniciativa da UNTL- Centro de Língua Portuguesa, com a publicação de um texto em brochura, da autoria da professora Helena Barrinha.
Numa iniciativa do MNEC, a convite da Senhora Ministra dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação da RDTL, a EPD marcou também a sua presença com a atuação do coro e da Banda e com a declamação de um poema pela aluna Yeryeong Kim.
A rádio Escola da EPD também se juntou às comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa com uma edição especial dedicada exclusivamente à lusofonia.
Obrigada a todos pela participação e empenho nas diferentes iniciativas!
Leave Your Comment