A convite da Comissão Organizadora da Semana Académica promovida pela Faculdade de Ciências Exatas da UNTL, a Escola Portuguesa de Díli (EPD) participou nas atividades dirigidas aos alunos do ensino secundário (de 10º e 11º anos).
Os alunos Gildas Soares e Filipe Oliveira, ambos discentes da turma 11º A da EPD, estiveram presentes, individualmente, nos minicursos administrados de “Trigonometria” e “Medição de temperatura com sensor LM335”, respetivamente . Relativamente à atividade “Olimpíadas em Ciências Exatas”, a qual consistia em responder a questões nas áreas de Português, de Matemática, de Física e de Química, a equipa representante da EPD constituiu-se pelos alunos da turma 11º A, Rosejiza Hei, Inês Silva e João Belo, tendo alcançado o 2º lugar, de entre as 13 equipas iniciais.
Os alunos consideraram que as atividades foram, globalmente, interessantes e gostaram de participar, particularmente nas Olimpíadas.
A professora acompanhante, docente de Física e Química A, Teresa Lopes, considerou que esta participação foi agradável apesar de terem ocorrido alguns constrangimentos de caráter organizativo. Sobre a participação e qualificação nas Olimpíadas, a docente afirma que se sente orgulhosa dos alunos e reconhece que é um prazer trabalhar com esta turma e, particularmente, com os alunos envolvidos, sempre dispostos a novos desafios. Com efeito, apesar de não terem tido tempo para se prepararem, de terem de faltar a aulas numa fase de preparação para os testes, de não terem espírito de competitividade e das questões colocadas abordarem vários conteúdos ainda não lecionados de Matemática, de Física e de Química (devido ao facto dos alunos estarem a iniciar o 11ºano de escolaridade, ao contrário dos restantes concorrentes que se encontram a terminar o mesmo ano de escolaridade), os alunos encararam a sua participação com louvável desportivismo, segurança nos conhecimentos, humildade e diversão. À medida que as eliminatórias foram ocorrendo, os colegas foram-se entusiasmando e toda a turma foi, com a professora Emília Batista (diretora da turma), assistir à final.
Os alunos estão de parabéns e a Faculdade de Ciências Exatas também, pela iniciativa.