A turma do 8ºB, fez uma visita de estudo à “Casa Vida”, no dia 22 de novembro.
Esta visita realizou-se, na disciplina de Cidadania, sob o tema “Abusos Sexuais”. A “Casa Vida”, é uma organização de apoio às vítimas de abusos sexuais e está situada em Bidau. Foi fundada em 2008, por um casal brasileiro com a intenção de acolher e proteger as vítimas de abusos, trabalhando em parceria com o tribunal.
Começamos com uma apresentação pela Dra. Josie que nos esclareceu do funcionamento desta organização e tivemos a oportunidade de colocar questões.
De 2008 até 2022, já passaram pela “Casa Vida, 670 vítimas, de todos os distritos de Timor, em 2023 vivem na casa 52 raparigas. Esta Casa não é um orfanato, mas uma casa de apoio, segurança e preparação de jovens para seguirem vida.
Tem vários especialistas e valências para ajudar, tais como: psicóloga, enfermeira, assistente social e coordenadoras que facilitam o trabalho e orientam várias atividades como: estudo, cabeleireiro, costura, gastronomia, arte, música, jardinagem, informática e literacia financeira.
As vítimas saem da instituição quando, o violentador está preso e quando há segurança no seio familiar para elas seguirem a sua vida.
Esta visita foi muito importante para nós, pois ficamos a saber, que apesar de Timor ser um país com um elevado número de vítimas de abusos sexuais, há uma lei que as protege e que se deve denunciar os violadores, porque é um crime.