No âmbito da disciplina de Estudo do Meio, Cidadania e Desenvolvimento e da importância cada vez mais premente em conhecer os factos da nossa história, as 5 turmas do 3 º ano, realizaram uma vista de estudo ao Museu da Resistência. Foi uma experiência enriquecedora e memorável. Os alunos nunca tinham visitado o museu da Resistência.
Os estudantes foram recebidos por guias especializados. A abordagem didática, interativa e a forma como os guias se relacionaram com os alunos e apresentaram a cronologia dos acontecimentos, contribuiu para preservar ao longo de toda a visita, o interesse e motivação dos alunos em saber mais.
Destacamos as exposições fotográficas, documentos históricos e testemunhos pessoais e atividades interativas, que permitiram aos alunos um conhecimento mais profundo e uma maior compreensão da história de Timor-Leste na aprendizagem. A audição de testemunhos de sobreviventes da resistência, proporcionaram aos alunos uma compreensão mais profunda dos desafios enfrentados pela população local.
A exposição provocou diversas reações entre os alunos, e desde o início da visita, os alunos demonstraram um verdadeiro interesse nas narrativas expostas e muita sensibilidade em relação à história de luta e resistência dos seus antepassados e familiares.
Ao visitar o museu, depois uma viagem prévia na abordagem a nível da sala de aula e pesquisa em articulação, também, com os pais e encarregados de educação, os alunos aprenderam e depois, de forma imersiva, aprofundaram!