Atividades 2018/2019

Semana da Leitura

Mais uma vez a Escola Portuguesa de Díli (EPD) se associou à Semana da Leitura, uma iniciativa da Rede de Bibliotecas, que pretende celebrar a palavra e a leitura, dando-lhes o protagonismo que merecem. Assim, entre os dias 11 e 15 de março, a leitura foi celebrada através do teatro, da leitura dramatizada, da recitação de poemas…

Ontem, hoje e amanhã leitor. O ato de ler conjuga-se em todos os tempos e pessoas. O leitor de amanhã constrói-se na escola todos os dias, em todos os momentos. A leitura, processo complexo que designa não só o ato de juntar letras para formar palavras mas também a construção de sentido(s), está presente no dia a dia de todas as escolas, por isso deverá ser celebrada. Durante a segunda semana de março, a Biblioteca da EPD convidou todos os elementos da comunidade educativa a homenagear a leitura.

Stacks Image 8716

Ver mais aqui

Dia da PoesiaO Dia da Poesia foi celebrado com a atividade “Poetas à Solta”, que levou os alunos do 3º ciclo e do Ensino Secundário a espalhar a poesia pela Escola Portuguesa de Díli.

Stacks Image 8704
Stacks Image 8708
Stacks Image 8706

Viver o Natal na Biblioteca

Entre os dias 5 e 14 de dezembro, a Biblioteca da EPD enfeitou-se mais uma vez para viver o Natal. O leitmotiv deste ano foram as renas, as eternas acompanhantes do Pai Natal.
Mas o Natal celebrou-se na BE de outras formas. Nesta quadra, em que nos lembramos mais daqueles que partilham connosco as suas vidas, os alunos foram desafiados a escrever postais de Natal para os elementos da comunidade educativa que, de algum modo, marcaram a sua existência. Os postais foram entregues aos destinatários, no dia 13 de dezembro, pela aluna Matilde Hilário, que dinamizou esta atividade.

Durante a última semana de aulas, a professora Ana Falcão deu voz à história Como o Grinch roubou o Natal!, de Dr. Seuss, uma narrativa que ensina às crianças que o verdadeiro significado do Natal fica num lugar que não pode ser roubado – o coração. 

Stacks Image 25970
Stacks Image 25974
Stacks Image 25972


A professora Clara Laginha e a aluna Esther Cantarela dinamizaram sessões de leitura expressiva subordinadas ao tema do Natal, para os alunos do primeiro ciclo.
Na quarta-feira, dia 12 de dezembro, alunos do terceiro ciclo e secundário “espalharam” a poesia pela escola, presenteando a comunidade educativa com poemas de Natal de David Mourão Ferreira, Ivone Boechat, Ary dos Santos e Pe. Tolentino Mendonça.

Stacks Image 25979
Stacks Image 25981

Semana da Cultura Científica – Tributo a Rómulo de Carvalho
Entre os dias 21 e 26 de novembro, a Escola Portuguesa de Díli comemorou a Semana da Cultura Científica, efeméride que serviu também para prestar homenagem a Rómulo de Carvalho, professor de Ciências Físico-Químicas, divulgador científico e poeta. Tal como neste cientista-poeta confluem a Ciência e a Literatura, também nas atividades desenvolvidas estiveram presentes a Ciência e a Poesia. Assim, durante esta semana, os alunos puderam realizar experiências científicas, mas também ouviram a poesia de António Gedeão, pseudónimo literário de Rómulo de Carvalho.

A Semana da Cultura Científica foi organizada pela professora Helena Correia, docente de Ciências Físico-Químicas, em colaboração com a Biblioteca Escolar.

Stacks Image 16501


Na quarta-feira, dia 21 de novembro, inaugurou-se a atividade “A Física do Dia a Dia”. Esta exposição, composta por diversas experiências de Física, esteve patente no átrio da Biblioteca e foi dinamizada pelos alunos do 10.º A, sob supervisão da professora Helena Correia. Esta.
A exposição, baseada no livro de divulgação científica A Física no dia a dia, da autoria de Rómulo de Carvalho, pretendeu não só homenagear, como já referido, este físico e poeta mas também fomentar o gosto pela Física. Deste modo, os alunos da Escola Portuguesa de Díli – CELP tiveram oportunidade de testar algumas leis da Física através de experiências simples, em cuja conceção foram utilizados unicamente objetos que fazem parte do nosso quotidiano: colheres, garfos, copos, água, pedras, moedas, ímanes… 
Esta exposição  teve uma enorme adesão por parte dos alunos da EPD, o que satisfez grandemente todos os que estiveram envolvidos na organização desta atividade.

Stacks Image 16507
Stacks Image 16505


Também no dia 21 de novembro se deu a apresentação do projeto “Newton Gostava de Ler!”, programa de divulgação científica desenvolvido pela Universidade de Aveiro – Fábrica da Ciência em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). Este projeto, dirigido aos alunos dos terceiro e quarto anos, será dinamizado pela professora Ana Falcão ao longo do ano letivo.

Stacks Image 16497


No dia 25 de novembro, foi o dia da poesia de Gedeão. Os alunos do 11.º A, sob a orientação da professora Emília Baptista, presentearam a comunidade educativa com poemas do autor. Estes momentos de poesia tiveram o acompanhamento instrumental dos alunos de Música, que foram orquestrados pela professora Catarina Antunes.

Stacks Image 16499


Mas poesia de Gedeão viveu também em todos os intervalos, graças à colaboração da Rádio da EPD, e aos vídeos passados no átrio da Biblioteca.
Se através das atividades promovidas não se criaram novos “Einstein”, a Semana da Cultura Científica teve, sem dúvida, o mérito de desmistificar a Física e de a tornar mais próxima dos alunos.



ENTREGA DOS PRÉMIOS DO CONCURSO DO LOGÓTIPO DA BE


Durante o mês de outubro, no âmbito das comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, a Biblioteca da EPD promoveu o concurso “Cria o Logótipo da Biblioteca”. Este concurso, dirigido a toda a comunidade educativa, contou com a participação de cerca de 70 alunos do 3.º ciclo e de alguns alunos do 1.º ciclo.
Os trabalhos apresentados revelaram uma enorme criatividade e sentido estético, pelo que a equipa da BE agradece a colaboração de todos os professores e alunos que aderiram a esta atividade.
No dia 5 de dezembro, quinta-feira, procedeu-se à entrega dos prémios aos primeiros e segundos classificados: 
1.º lugar – Excélcia Nana, Lícia da Costa e Mónica Nascimento, do 7º B.
2.º lugar – Maria Guterres, Inês Silva e Cátia Soares, do 7º B.

A cerimónia de entrega dos prémios contou com a participação do Sr. Diretor da EPD, Acácio de Brito, e da Sra. Subdiretora, Lisete Fortunato.

Stacks Image 8049

As vencedoras: Excélcia Nana, Lícia da Costa e Mónica Nascimento. 

Stacks Image 8051

As segundas classificadas: Maria Guterres, Inês Silva e Cátia Soares.

Stacks Image 8053

As premiadas, o Sr. Diretor da EPD, Acácio de Brito, o professor de EV, José Neves, e as coordenadoras da BE, as professoras Ana Falcão e Mª Carla Vaz.


Leitora + Novembro

Stacks Image 8031

Leitora + Outubro

Stacks Image 36645