Centro de Formação

O Centro de Formação da Escola Portuguesa de Díli constituí um espaço privilegiado da formação do pessoal docente e não docente da escola, bem como da formação dos recursos humanos de projetos luso-timorenses e entidades educativas locais, no âmbito da sua afirmação enquanto núcleo de aprofundamento e desenvolvimento da língua e cultura portuguesa.

A Coordenação do Centro de Formação

Notícias

21-11-2019

Curso de Português para o MEJD

No âmbito das relações institucionais entre o MEJD e a EPD realiza-se um curso de Português direcionado aos quadros e dirigentes do ministério que teve agora o seu inicio.A cerimónia de apresentação contou com a presença de S.ª Ex.ª a Senhora Ministra, do Embaixador de Portugal, da Adida da Cooperação e dos responsáveis da EDP.

__________________

18-11-2019

PALESTRA NO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, JUVENTUDE E DESPORTO DE TIMOR-LESTE

No dia 18 de novembro a Escola Portuguesa de Díli realizou uma Palestra para os altos quadros do Ministério da Educação Juventude e Desporto de Timor-Leste e elementos do Gabinete da Sra. Ministra da Educação, subordinada à temática do currículo e da relação entre o Currículo Nacional Português e o Plano Curricular da Escola Portuguesa de Díli. 

___________________

17-11-2019

____________________________


06-02-2019

PROTOCOLOS ENTRE O CENTRO DE FORMAÇÃO DA ESCOLA PORTUGUESA DE DÍLI E OS CENTROS DE FORMAÇÃO ALMADAFORMA E DE AVEIRO E ALBERGARIA-A-VELHA.

O Centro de Formação da nossa escola celebrou, no decurso do presente mês de fevereiro, protocolos de colaboração com o Centro de Formação AlmadaForma e o Centro de Formação da Associação de Escolas dos Concelhos de Aveiro e Albergaria-a-Velha (Protocolos para consulta).
O Protocolo prevê, no âmbito da formação contínua de professores:
A frequência de docentes da Escola Portuguesa de Díli nas atividades de formação dos referidos Centros de Formação, caso seja possível no quadro de eventuais atividades de e-learning e b-learning;
A partilha de atividades de formação contínua inscritas nos respetivos Planos de Formação;
A partilha de formadores acreditados pelo CCPFC. 
E ainda, no âmbito do processo de avaliação de desempenho docente:
A integração da Escola Portuguesa de Díli nos procedimentos previstos na legislação aplicável, para efeitos da avaliação externa dos seus docentes (observação de aulas);
A indicação do avaliador externo, nos termos da alínea IV, do n.º 2 e n.º 3 das “Adaptações ao regime de avaliação de desempenho docente, em função das especificidades da escola – Portaria n.º 15/2013, de 15 de janeiro”.

_________________

31-10-2018


ANÁLISE DOS RESULTADOS DO QUESTIONÁRIO DE PROFESSORES 
Necessidades de Formação, 2018

No decurso do mês de outubro, o Centro de Formação desenvolveu um trabalho de diagnóstico de necessidades de formação junto dos docentes da Escola Portuguesa de Dili. 
Desse trabalho e do questionário que foi respondido pelos docentes, procedeu-se à respetiva análise de resultados, documento que agora se divulga e que constituirá um dos pilares da conceção do Plano de Formação docente, para o presente ano letivo de 2018/2019. 
(consulta do documento aqui)
_________________


Formação “Avaliação das Aprendizagens”


Esta semana terminou a formação “Avaliação das Aprendizagens”, promovida pelo Dr. João Casanova de Almeida, no Centro de Formação da Escola Portuguesa de Díli. A ação de Formação destinou-se a todos os professores do ensino básico e secundário. Durante duas semanas os docentes da EPD tiveram oportunidade de refletir e discutir ideias sobre o professor como profissional reflexivo; a comunicação em sala de aula e a avaliação das aprendizagens. Puderam ainda elaborar recursos pedagógicos que irão facilitar a operacionalização do processo de avaliação. A ação de formação teve uma grande adesão por parte dos docentes e a maioria considerou que este foi um momento útil e relevante para continuar a melhorar a prática pedagógica em sala de aula.