Psicologia e Orientação

A Orientação Profissional e Vocacional na Escola Portuguesa de Díli

A Escola Portuguesa de Díli, uma vez mais, reforçou a orientação escolar, integrando os serviços de psicologia, com o interesse em apoiar o desenvolvimento pessoal de cada aluno e o seu percurso profissional, fortalecendo a sua formação como cidadão.

O serviço de psicologia e orientação vocacional iniciou o novo ano letivo de 2020/2021 com duas novas turmas, constituídas por alunos da mesma faixa etária, mas com gostos e preferências muito díspares.

Com o recomeço do 2º período, deu-se início às sessões de grupo com o intuito de orientar e atender às necessidades de orientação vocacional dos alunos, com vista a prevenir as dificuldades diante de uma escolha de carreira e descobrindo, assim, a vocação e aptidão de cada aluno.

Nas primeiras sessões, foram realizadas atividades no sentido de os alunos refletirem sobre eles próprios e sobre o mundo que os rodeia, nunca esquecendo os seus interesses, competências, influências e valores, bem como as oportunidades de formação a nível académico ou de trabalho.

Com o intuito de ajudar o aluno no seu sucesso escolar, nas sessões, também estão a ser abordados hábitos e métodos de estudo, em que o aluno abarca um conjunto de estratégias orientadoras e procedimentos que, depois de mecanizados, ajudam em muito o aluno no seu processo de estudo, de maneira a que este seja mais eficaz. Estas estratégias auxiliarão o aluno diariamente, na planificação diária do seu estudo, na gestão do tempo e local onde estuda, assim como na elaboração de um horário de estudo ou trabalho.

A motivação para o estudo é um dos componentes mais importantes em todo o processo de aprendizagem. Deste modo, é muito importante que o aluno tenha plena noção dos seus objetivos enquanto estudante e reflita sobre as atitudes e comportamentos que pretende adotar enquanto aluno, equacionando o mais adequado para manter-se motivado a fim de alcançar os seus objetivos.

Durante o 2º período, nas sessões de orientação, iremos avaliar, analisar, esclarecer e informar o aluno, assim como examinar as suas áreas de interesses, aptidões específicas e gerais, com o intuito de o aluno ter conhecimento dos vários grupos de áreas profissionais e das áreas para que cada um está mais vocacionado. Assim, de forma consciente, ao identificar atributos pessoais, o aluno poderá escolher um curso ou saída profissional que o satisfaça pessoal e profissionalmente.

Desta forma, o serviço de psicologia e orientação vocacional da Escola Portuguesa de Díli tenta ir ao encontro de cada aluno, das suas motivações, das suas aspirações, das suas reais aptidões, encorajando-o a descobrir, em plena liberdade, onde poderá desenvolver cada vez mais e melhor as suas caraterísticas, tanto numa perspetiva pessoal, como profissional.