Consulte as ações dinamizadas pelo de Centro de Formação
A Coordenação do Centro de Formação
A Coordenação do Centro de Formação
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-136449/25 Modalidade: Curso de formação Duração: 25 horas (19 horas síncronas e 6 horas assíncronas) Início: 7 de outubro de 2025 Fim: 11 de novembro de 2025 Horários: 07, 14, 21, 25, 28 (out); 04, 08, 11 (nov) (sábado.: 09h00 – 12h00/terça: 18h30 às 21h30) Nº de formandos: 8 (mínimo) a 15 (máximo) Regime: E-learning Local: Online – Plataforma Classroom e Google Meet |
INSCRIÇÃO (processo concluído)
FORMADOR Rita Cortez Pinto
DESTINATÁRIOS Grupos 230, 240, 500 e 600
RELEVA Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira nos grupos indicados.
ACREDITADO PELO CCPFC – Conselho Científico Pedagógico de formação Continua
ENQUADRAMENTO No contexto da mais recente investigação científica interdisciplinar sobe a obra de Almada Negreiros foram desenvolvidas múltiplas ferramentas pedagógicas de aplicação acessível e versátil. O que foi feito a partir da obra plástica do referido autor modernista refletiu-se em múltiplos autores portugueses e internacionais no âmbito do abstracionismo geométrico. Apresentaremos conteúdos das disciplinas de EV e Matemática que são diretamente relacionáveis com uma seleção de obras de vários autores, particularmente significativos neste contexto. As obras serão elencadas com os respectivos conteúdos, bem com as possíveis abordagens pedagógicas em sala de aula.
OBJETIVOS – Incrementar referentes visuais no âmbito da abstração geométrica, mas também manifestações artísticas.
CONTEÚDOS EV – 2º ciclo: noções básicas de geometria, com a construção de polígonos regulares, ou a divisão de retas em partes iguais; a distinção da posição de retas nos espaço e posição relativa de objetos e as noções de património artístico e cultural; a utilização de materiais de desenho técnico na análise de noções de escala, mas também de ângulos, circunferências tangentes, ovais e arcos. 3º ciclo: reconhecer e representar princípios formais de simetria; perceber a noção de composição em diferentes produções plásticas; decompor um objeto simples, identificando os seus constituintes formais; e desenvolver ações orientadas para a investigação e para atividades de projeto. Matemática – 2º ciclo: casos de igualdade de triângulos, soma dos ângulos internos de um triângulo; polígonos inscritos numa circunferência; isometrias do plano; mediatriz de um segmento de reta. 3º ciclo: teorema de Tales e casos de semelhança de triângulos; teorema de Pitágoras; fórmula fundamental da trigonometria, e razões de ângulos conhecidos.
AVALIAÇÃO A avaliação será contínua, individual e em grupo, privilegiando-se o desempenho, participação e assiduidade dos formandos em cada uma das sessões efetuadas, tendo como base os seguintes itens de avaliação: Participação; realização das tarefas nas sessões; assiduidade; pontualidade; Trabalhos realizados na ação incluindo a planificação e os materiais didáticos; Reflexão crítica final de acordo com o documento orientador fornecido pelo formador, onde dêem conta da mais-valia desta ação para o seu desenvolvimento profissional e melhoria das práticas. A escala de avaliação é compreendida entre 1 a 10 valores, sendo que a aprovação no curso de formação dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas conjuntas da ação.
CRITÉRIOS GERAIS DE SELEÇÃO 1. Docentes a lecionar na EPD e Projeto CAFE 1.1. Necessidades de horas de formação até final de 25/26 1.2. Ordem de inscrição 2. Docentes a lecionar em outras escolas/projetos (para estes docentes a formação tem um custo de 50 USD) 2.1. Ordem de inscrição
NOTA O cronograma poderá estar sujeito a alterações |
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-136348/25 Modalidade: Curso de formação Duração: 15 horas (síncronas) Início: 09 de outubro de 2025 Fim: 06 de novembro de 2025 Horários: 09, 16, 23, 30 (out); 06 (nov) (quinta-feira: 18h30 – 21h30) Nº de formandos: 8 (mínimo) a 15 (máximo) Regime: E-learning Local: Online – Plataforma Classroom e Google Meet |
INSCRIÇÃO (em seriação)
FORMADOR Joana Piedade
DESTINATÁRIOS Professore do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário
RELEVA Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira nos grupos indicados.
ACREDITADO PELO CCPFC – Conselho Científico Pedagógico de formação Continua
ENQUADRAMENTO A Exposição Tudo o que eu quero – Artistas portuguesas de 1900 a 2020 é uma parceria entre Ministério da Cultura e Fundação Gulbenkian, no âmbito da qual o PNA promove esta formação. Dar a conhecer o percurso de artistas portuguesas contribui para reparar injustiças da História e sublinhar que a vocação artística não é determinada pelo género. Os estereótipos em função do sexo condicionam valores, expectativas, comportamentos e opções influindo no percurso e escolhas vocacionais. O Plano Nacional para a Igualdade, Cidadania e Género (2007-2010) destaca a articulação entre Género, Estereótipos, Educação e Cidadania com vista a ultrapassar a persistência de desigualdades nas diversas esferas da vida – pessoal, social, política, económica e cultural. A arte potencia a mudança a longo-prazo, contribuindo para o desenvolvimento da consciência cívica e da sensibilidade.
OBJETIVOS – Integrar a dimensão de género nas práticas educativas com vista à eliminação gradual dos preconceitos e estereótipos sociais de género; – Proporcionar estratégias eficazes para um ensino sensível às questões de género; – Enriquecer o repertório de metodologias e materiais para trabalhar questões da cidadania e igualdade de género a partir da arte; – Promover práticas assentes na subjetividade, interpretação e construção de conhecimento, graças à experiência da polissemia que caracteriza as linguagens artísticas.
CONTEÚDOS – 1º MÓDULO – As mulheres e a arte – 2ª MÓDULO – Como utilizar a obra das artistas na prática pedagógica?
AVALIAÇÃO A avaliação individual dos formandos decorre em conformidade com o Regime Jurídico da Formação Contínua e terá em 1- A avaliação da Participação, incluindo esta: a) a pertinência e qualidade das intervenções ao longo de toda a formação b) a participação num trabalho de grupo a realizar durante uma das sessões, e a ser apresentado oralmente. 2- A redacção de uma Reflexão Crítica que deverá ser exposta oralmente na última sessão, demonstrando a autenticidade A escala de avaliação é compreendida entre 1 a 10 valores, sendo que a aprovação no curso de formação dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas conjuntas da ação.
CRITÉRIOS GERAIS DE SELEÇÃO 1. Docentes a lecionar na EPD e Projeto CAFE 1.1. Necessidades de horas de formação até final de 25/26 1.2. Ordem de inscrição 2. Docentes a lecionar em outras escolas/projetos (para estes docentes a formação tem um custo de 50 USD) 2.1. Ordem de inscrição
NOTA O cronograma poderá estar sujeito a alterações |
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-134467/25 Modalidade: Curso de formação Duração: 25 horas (10 horas síncronas e 15 horas assíncronas) Início: 20 de outubro de 2025 Fim: 4 de dezembro de 2025 Horários: 20, 27 (out); 04, 10, 17, 20 (nov); 01 e 04 (dez) (18h30 às 21h30) Nº de formandos: 8 (mínimo) a 15 (máximo) Regime: E-learning Local: Online – Plataforma Classroom e Google Meet |
INSCRIÇÃO (até 15 de outubro)
FORMADOR Isabel Simões
DESTINATÁRIOS Professores do Ensino Básico e Secundário
RELEVA Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
ACREDITADO PELO CCPFC – Conselho Científico Pedagógico de formação Continua
ENQUADRAMENTO A plataforma portuguesa Intuitivo.PT é uma ferramenta de avaliação digital para professores, que visa melhorar o processo de avaliação nas escolas.A plataforma permite aos professores criar e partilhar exercícios, publicar avaliações online ou em papel, ver a correção automática e em tempo real, e enviar feedback personalizado aos alunos.Também oferece opções avançadas de criação de avaliações, como diferentes tipologias de exercícios. A avaliação externa dos alunos nas Provas ModA, Provas de Fim de Ciclo e futuramente os Exames Nacionais, passará a ser realizada, de acordo com as indicações do IAVE, na plataforma Intuitivo.Assim, é pertinente que os professores desde cedo comecem a utilizar esta plataforma para realizar avaliações de modo a que os alunos possam ambientalizar-se com a plataforma.
OBJETIVOS – Utilizar eficientemente as funcionalidades básicas e avançadas da plataforma Intuitivo – Criar e implementar diferentes instrumentos de avaliação digital – Analisar dados de avaliação para informar práticas pedagógicas – Desenvolver estratégias de avaliação formativa utilizando ferramentas digitais – Integrar a avaliação digital no processo de ensino-aprendizagem; – Facilitar a troca de experiências e boas práticas entre os profissionais da educação.
CONTEÚDOS 1. Avaliação digital das aprendizagens 2. Apresentação da Plataforma 3. Acesso à plataforma 4. Ferramentas de Avaliação no Intuitivo 5. Análise de Dados e Feedback
AVALIAÇÃO Avaliação quantitativa e qualitativa dos formandos, tendo por referência a escala de 1 a 10 valores, nos termos do ponto 6, do Artigo 4.º, do Despacho n.º 4595/2015 de 6 de maio, sendo que a aprovação no curso de formação dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas conjuntas da ação. Parâmetros de avaliação e respetiva ponderação: – Participação – 10% – Trabalho prático ao longo das sessões – 20% – Aplicação em contexto de aprendizagem (Portfólio Digital)– 60% – Reflexão crítica, individual, com cerca de uma página, sobre o impacto da formação na prática docente – 10%.
CRITÉRIOS GERAIS DE SELEÇÃO 1. Docentes da EPD a lecionar as disciplinas alvo de Provas ModA e Provas Finais de Ciclo no ano letivo 25/26 1.1. Ordem de Inscrição 2. Docentes da EPD 2.1. Ordem de Inscrição 3. Outros docentes (pagamento de 50 USD) 3.1. Ordem de inscrição
NOTA O cronograma poderá estar sujeito a alterações |
Brevemente mais informações |
Registo de acreditação: Modalidade: Curso de formação Duração: 25 horas (4 horas síncronas e 21 horas assíncronas) Início: 18 de outubro de 2025 Fim: 06 de dezembro de 2025 Horários: 18, 25, (out); 1, 8, 15, 22, 29 (nov); 6 (dez) (sábado: 16h00 – 19h00) Nº de formandos: 8 (mínimo) a 15 (máximo) Regime: E-learning Local: Online – Plataforma Classroom e Google Meet |
INSCRIÇÃO (em seriação)
FORMADOR Luís Silva e Vera Saraiva
DESTINATÁRIOS Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Secundário e Ensino Especial RELEVA Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
ACREDITADO PELO CCPFC – Conselho Científico Pedagógico de formação ContinuaENQUADRAMENTO “As Inteligências Artificiais (IA) vêm transformando o campo da educação, trazendo novas possibilidades de interação e aprimorando as experiências de aprendizagens” (Silva et. al., 2023). As IA despertam o interesse de discentes e docentes, oferecendo novas formas de aprender e ensinar. É essencial que o professor acompanhe estas novas abordagens. “A dinâmica entre IA e o papel dos professores tem levantado diversas discussões na educação (…) (Gangorra, 2023). “É crucial ressaltar que a tecnologia por si só não substitui o papel do professor. (…) A IA pode (…) fornecer recursos poderosos para melhorar a aprendizagem, mas é o professor que traz a dimensão humana, a conexão emocional e o suporte individualizado que são essenciais para um aprendizado significativo.” (Dantas, 2023) OBJETIVOS – Habilitar os docentes para a utilização da IA, p. ex., o ChatGPT e o Ideograma.ia (ou outra IA com similares), bem como o Genially, para criar recursos educativos interativos e visuais, desenvolvendo competências digitais e tecnológicas. – Integrar IA e design visual para aperfeiçoar experiências de ensino e aprendizagem, melhorando a qualidade da prática pedagógica. – Utilizar o ChatGPT para personalizar recursos educativos, considerar as necessidades individuais dos alunos e contribuir para uma abordagem mais centrada no aluno. – Habilitar os docentes a criar quizzes, exercícios interativos e escape rooms, utilizando o Genially e Ideograma.ia, estimulando ambientes educativos e aprendizagens mais envolventes. – Criar rúbricas de avaliação detalhadas com o auxílio do ChatGPT, aperfeiçoando estratégias de avaliação e o desempenho dos alunos. – Demonstrar como as ferramentas de IA contribuem para otimizar o trabalho dos docentes, reconhecendo a importância insubstituível do papel destes.
CONTEÚDOS – Introduzir os professores ao ChatGPT (ou qualquer outra IA que apresente as mesmas funcionalidades). – Introduzir os professores ao Genially, e Ideograma.ia (ou qualquer outra IA que apresente as mesmas funcionalidades).
AVALIAÇÃO A classificação quantitativa dos formandos na ação de formação resultará da ponderação de um conjunto de itens de avaliação: participação efetiva no trabalho prático e na reflexão pedagógica, materiais produzidos e relatório individual de reflexão crítica. No final da ação, será aplicado aos formandos um instrumento de avaliação da formação, para além do feedback que lhes é pedido no decurso de cada sessão de modo a corrigir em tempo útil qualquer falha e adaptar o plano da ação ao grupo. A escala de avaliação é compreendida entre 1 a 10 valores, sendo que a aprovação no curso de formação dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas conjuntas da ação.
CRITÉRIOS GERAIS DE SELEÇÃO 1. Docentes a 1.1. 1.2. Ordem de 2. Docentes a 2.1. Ordem de
NOTA O cronograma poderá estar sujeito a alterações |