Prémio Ensino Secundário Coletivo do Concurso de História Militar e Juventude
No dia de 4 de junho, os alunos do 12.ºB, Isabel Tinoco, Edith Nahak, Maria Lúcia Guterres e Jesualdo Guterres, juntamente com a professora tutora Luciana Cunha, assistiram à cerimónia de entrega de prémios da 5.ª Edição do Concurso de História Militar e Juventude.
Ganharam o prémio correspondente à categoria a que concorreram: Grupo C – Ensino Secundário, coletivo. Estão de parabéns!
Estes alunos agarraram com garra o desafio do tema Abril: das armas às urnas na minha terra apresentando um vídeo com o título Timor: o longo caminho para a democracia.
O processo de democratização de Timor-Leste foi um processo particular e demorado, mas apesar do sofrimento causado pela ocupação indonésia, os timorenses conseguiram transformar as armas em urnas, alcançando a Democracia.
O grupo recolheu vários testemunhos e compilou os mesmos num vídeo, eternizando a história oral e local de Timor-Leste, integrando a música “Timor Loro Sae” do cantor Ego Lemos, enfatizando a ideia de que em Timor não há “Kaladi” nem “Firaku”, ou seja, não importa se somos do lado onde o sol nasce ou do lado onde o sol se põe.