Projeto Dança e Cultura da EPD: uma viagem inesquecível a Ermera.
No âmbito do Projeto Dança e Cultura da EPD, os alunos do 7.º ano (2025/2026) viveram uma experiência cultural única e enriquecedora. Depois de não terem realizado a visita a Ainaro no ano transato, este ano letivo o destino foi Ermera, numa jornada marcada pela partilha, pela descoberta da própria cultura e pelo espírito de comunidade.
Participaram na visita 45 alunos, 6 professores, a enfermeira da EPD e 5 membros do grupo cultural Timor Furak, que acompanharam e apoiaram toda a atividade. Em Ermera, foram recebidos por 8 grupos locais, num total de cerca de 57 pessoas. Os grupos culturais vestiram-se a rigor e, receberam-nos com todos os protocolos cerimoniais habituais.
Os alunos tiveram também a oportunidade de presenciar a passagem do testemunho da cultura pelos mais velhos, recebendo a sua proteção e sabedoria, e de ouvir as explicações sobre a “Uma Lisan Metresi Malitai”, situada no Suco de Riheu / Posto Ermera, compreendendo a profundidade e o valor das tradições que sustentam a identidade timorense.
A EPD expressa o seu mais profundo agradecimento ao Sr. Daniel M. Exposto (Presidente Uma Lisan e Sec. Realização Cultura), Sra. Eduarda Pereira (Sec. Cultural/Dança), Sra. Yovita Luruk (Sec. Lo’ok Bua Malus), Sr. Francisco Salsina (Sec. Vido Cultura), Sra. Anita Teixeira (Sec. Konsumo), Sr. Fernando Pereira (Sec. Organizador) e Sra. Elsa de Jesus (Sec. Tau Bua Malus Lulik) pelo acolhimento caloroso e partilha de conhecimento.
Um agradecimento especial também à Escola CAFE Ermera, nossa parceira nesta atividade!
Esta visita foi mais do que uma simples saída escolar — foi uma celebração da cultura, da união e da aprendizagem em comunidade!